sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Minc defende que países ricos paguem para reduzir desmatamento no Brasil


Nações desenvolvidas têm 'dever de casa' a fazer, diz o ministro.

     Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores dos nove estados da Amazônia Legal, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu que os países ricos devem financiar a redução do desmatamento brasileiro, segundo informa a Agência Brasil. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (17).

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/foto/0,,21972241-FMM,00.jpg
Floresta ainda conservada no interior do Amazonas. (Foto: Iberê Thenório/Globo Amazônia)

     Minc disse que a delegação brasileira vai "falar grosso" na Conferência sobre Mudanças Climáticas que acontecerá em dezembro em Copenhague, na Dinamarca.
     Segundo o ministro, os países mais ricos têm "um dever de casa" a fazer, por serem os principais responsáveis pelos problemas que levam ao aquecimento global.
     Minc informou que houve consenso, durante a reunião, de que os estados do Norte precisam receber recursos para "manter a floresta em pé". Segundo ele, o Brasil vai propor a criação de um "mecanismo de mercado" para financiar um adicional de redução de carbono para os países ricos.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/foto/0,,21935691-FMM,00.jpg
Recentemente foram encontrada balsas com 1.600 metros cúbicos de madeira ilegal são apreendidas no Pará  (Foto: ICMBio/Divulgação) (fonte)

     Compensação
     "A Europa, por exemplo, diz que vai reduzir em 30% suas emissões. Nós achamos que deveria ser em 40%. Então esse fundo de mercado iria financiar essa diferença de 30% para 40%", explicou o ministro à Agência Brasil, sem dar mais detalhes sobre como funcionará o financiamento.
     O governador do Amapá, Waldez Góes, também defendeu o financiamento para os estados da Amazônia. "Nós preservamos 97% [da área de floresta no estado] e não recebemos um centavo para isso", afirmou. Ele argumentou que os países ricos precisam diminuir suas emissões e "acabar com essa história de que a Amazônia é a vilã".
      O Brasil já dispõe de uma forma de financiamento externo para contenção da devastação, o Fundo Amazônia. A Noruega assinou contrato para doação de US$ 1 bilhão em sete anos - dos quais US$ 110 milhões já foram transferidos. A liberação do restante é condicionada à redução da devastação.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/foto/0,,21898205-FMM,00.jpg
Em setembro uma peração desmontou esquema de 'lavagem' de madeira ilegal (Foto: ICMBio/Divulgação) (fonte)

Fonte: Globo Amazônia
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: