sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nova gripe já matou 800 pessoas e está em 160 países, diz agência da ONU


OMS voltou a alertar para o risco de mutação do vírus H1N1.
Por enquanto, só há expansão geográfica da doença entre os países.

     O vírus da nova gripe espalhou-se para cerca de 160 países e já matou cerca de 800 pessoas, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (24) pela Organização Mundial da Saúde.
     O balanço anterior, de três dias atrás, mostrava cerca de 700 mortos.


Americanas que poderiam estar com a nova gripe deixam quarentena em hotel de Pequim, na China, nesta terça-feira (21). (Foto: AP)

     Tire suas dúvidas sobre a doença
     A agência da ONU disse que o vírus H1N1 precisa ser "acompanhado cuidadosamente" caso ele sofra mutação e se torne mais severo no inverno.
     "Por enquanto, nós não vimos nenhuma mudança no comportamento do vírus. O que ainda estamos vendo é uma expansão geográfica pelos países, disse o porta-voz da agência, Gregory Hartl, em entrevista em Genebra.
     A OMS, agência da ONU, declarou em 11 de junho que o mundo vive uma pandemia de gripe. Na semana passada, a agência anunciou que se trata da pandemia com a mais rápida expansão já vista, e que se tornou inútil contabilizar cada caso.


Casal usando máscaras espera para receber tratamento no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (23). (Foto: AFP)

     O porta-voz lembrou que, até agora, a maioria dos contaminados está tendo sintomas leves e se recuperando em uma semana.
     Em certos países, segundo o porta-voz, também preocupa a propagação do vírus entre grupos específicos.
     A organização recomendou que os países parem de fazer exames de laboratório em todos os suspeitos de ter contraído o vírus, em vista das proporções da propagação da doença, e que concentrem seus recursos na contenção da pandemia e no tratamento dos doentes com sintomas graves.
     Além disso, os países devem continuar informando sobre cada morte devida ao vírus confirmada em laboratório.
     Hartl disse que, "infelizmente, é normal que quanto mais casos, mais mortes ocorram", mas descartou os temores de que o vírus tenha sofrido mutação.
     Ele afirmou também que a veloz propagação registrada no hemisfério sul se deve a que o vírus circula melhor em baixas temperaturas.

Fonte: G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: