quarta-feira, 29 de abril de 2009

EUA divulgam imagem microscópica do vírus da gripe suína


     O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, sediado em Atlanta, divulgou nesta terça-feira uma imagem microscópica do H1N1, conhecido como vírus da gripe suína. De acordo com o centro, a amostra que possibilitou identificar a morfologia estrutural do vírus foi retirada de um paciente atingido pela doença na Califórnia.
     A foto foi divulgada em um momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou de três para quatro a fase de alerta pandêmico por gripe suína, o que significa que o vírus H1N1 pode ser facilmente transmitido de pessoa a pessoa.


Imagem microscópica do vírus H1N1, responsável pela gripe suína

     Segundo cientistas da Universidade de Leicester e de hospitais universitários do Reino Unido, a criação de uma vacina contra qualquer pandemia de gripe, incluindo a suína, demoraria seis meses para demonstrar efetividade, conforme estudo divulgado esta segunda-feira pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences. No entato, ao longo deste período é provável que a primeira onda da pandemia tenha passado, acrescentaram os pesquisadores.

     Gripe Suína
     A gripe suína já teria matado 152 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estão infectadas. Nos EUA, até o momento foram confirmados 64 casos de pessoas com gripe suína - não há registro de mortes.
     No Brasil, 11 pessoas com sintomas da doença estão sendo monitoradas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Reuters - com informações das agências AP e EFE - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: