quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Populações de salamandras também estão em declínio, diz estudo

Anfíbios enfrentam crise de potenciais extinções em massa.
Cientistas confirmam que a salamandra está no grupo de risco.
 
     Não é fácil ser um anfíbio nos dias de hoje. Estima-se que cerca de um terço das espécies de anfíbios esteja ameaçada ou em extinção. Entre elas, muitas espécies de sapos que sofreram graves declínios nos últimos anos, vítimas de uma doença de fungo, a quitridiomicose.
     Menos atenção foi dedicada à situação das salamandras, mas um relato no periódico científico "The Proceedings of the National Academy of Sciences" sugere que elas também fazem parte do que tem sido chamado de crise anfíbia global.
 

Salamandras estão ameaçadas de desaparecer (Foto:
                Sean Rovito/NYT)

Salamandras estão ameaçadas de desaparecer (Foto: Sean Rovito/NYT)

 
     David B. Wake e Sean M. Rovito da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e colegas pesquisaram populações de salamandras na Guatemala e no México, e compararam os resultados a pesquisas passadas.
     Os locais incluíam uma região do oeste da Guatemala que Wake e outros haviam pesquisado na década de 1970. Desta vez, os pesquisadores descobriram muito poucos espécimes de algumas espécies, principalmente da Pseudoeurycea brunnata e da P. goebeli, que estavam entre as mais abundantes três décadas atrás. No geral, espécies com as elevações mais altas mostraram os maiores declínios.
     Os pesquisadores não descobriram nenhuma evidência direta de que o fungo da quitridiomicose estivesse envolvido, embora afirmassem que ele pode ter desempenhado algum papel. O desmatamento e a mudança climática também podem ser fatores importantes, disseram eles, por reduzirem a umidade nas altitudes mais elevadas.
 
Autor: Henry Fountain - 'New York Times' / G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: