quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Soviéticos podem ter 'roubado' bomba de hidrogênio de americanos

Novo livro propõe hipótese de espionagem para progresso russo na área.
Teste da URSS aconteceu em 1955; avanço rápido supreendeu os EUA.
 
     Um momento decisivo da Guerra Fria aconteceu em 1955, quando Moscou detonou sua primeira bomba de hidrogênio – uma arma cerca de mil vezes mais poderosa do que bombas atômicas e ideal para destruir grandes cidades. A bomba acabou com o monopólio americano e representou um perigo mortal. Desde então, Washington lidou muito mais cuidadosamente com Moscou, iniciando uma era de tensão dominada pelo medo mútuo de aniquilação.
 

Foto: NYT

Imagem colorida do teste russo da bomba de hidrogênio, em 1955... (Foto: NYT)

 
     Um novo livro afirma que Moscou adquiriu o segredo da bomba de hidrogênio não de seus próprios cientistas, mas de um espião atômico infiltrado no laboratório de armas de Los Alamos, no Novo México. Historiadores consideram o caso incompleto, porém merecedor de uma investigação. Eles afirmam que o livro, "The Nuclear Express: A Political History of the Bomb and its Proliferation" (O expresso nuclear: uma história política da bomba e de sua proliferação), de Thomas C. Reed e Danny B. Stillman, soma-se a um número crescente de enigmas sobre quem inventou a bomba de hidrogênio soviética, meio século atrás.
 

Foto: NYT

... e a imagem em preto e branco do teste (Foto: NYT)

 
     "É bem intrigante", comentou Robert S. Norris, historiador nuclear, em relação ao livro. "Aprendemos muito sobre espiões atômicos. Agora, descobrimos que um espião pode estar também no centro da história da bomba de hidrogênio."
     Uma pista surpreendente citada pelos autores é um desacordo entre cientistas nucleares russos sobre quem merece crédito pelo avanço, como também algumas alegações de que a espionagem teve um papel nisso tudo. O livro detalha esse conflito russo e questiona a idéia popular de que Andrei D. Sakharov, conhecido mais tarde por suas campanhas pelos direitos humanos, criou a bomba de hidrogênio soviética de forma independente.
     Notícia completa AQUI.
 
Fonte: William J. Broad / New York Times - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: