quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pesticidas podem matar os girinos

     Um grupo de pesquisadores americanos descobriu que um defensivo agrícola até então considerado praticamente inofensivo pode ter um impacto devastador sobre os anfíbios. O estudo, da Universidade de Pittsburgh, determinou o impacto do inseticida malathion, o mais popular nos Estados Unidos (também usado com frequência no Brasil). Os pesquisadores descobriram que o inceticida pode reduzir as populações de girinos. O estudo foi publicado na revista Ecological Applications.
     Pequenas doses de malathion eram consideradas seguras porque não atacam os animais. Mas os pesquisadores observaram que a substância reduziu a disponibilidade de alimentos para os girinos. Metade deles não atingiu maturidade e morreu.
 

girino.JPG

 
     As doses de malathion foram jogadas em pequenos aquários, que simulavam as poças d'água onde os girinos crescem na natureza. As doses dos pesticidas foram pequenas demais para afetar diretamente os girinos. Mas exterminaram animais microscópicos, chamados de zooplâncton, que comem as algas flutuando na água. Com a morte do zooplâncton, as pequenas algas cresceram rapidamente – mais do que o normal. Com isso, a água ficou turva. Menos luz podia atravessar a água do aquário (ou da poça), reduzindo o crescimento de algas que crescem no fundo, e são a base da alimentação dos girinos. A cadeia de eventos se estendeu por várias semanas. Espécies de sapos cujos girinos se desenvolvem rapidamente sofreram menos com o impacto do pesticida na água.
     A pesquisa faz parte de um esforço de nove anos para investigar melhor as causas do declínio global de anfíbios. Eles são considerados um bom indicador da qualidade do ambiente porque são muito sensíveis aos poluentes.
 
Fonte: Blog do Planeta
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: