sábado, 25 de outubro de 2008

Custo global do desmatamento pode chegar a US$ 1 trilhão ao ano até 2100

      Relatório independente propõe cooperação internacional para solucionar o problema
Um relatório independente realizado pelo empresário Johan Eliasch, diretor da organização Cool Earth, apresenta uma análise sobre financiamento internacional para reduzir o desmatamento e seus impactos sobre a mudança climática. Segundo o estudo, os acordos internacionais devem centrar suas ações em medidas para controlar a perda de florestas globais e beneficiar países em desenvolvimento, além de apoiar a redução da pobreza e ajudar a preservar a biodiversidade. Caso medidas não sejam adotadas, seria adicionado aos impactos das emissões industriais, aproximadamente US$ 1 trilhão ao ano até 2100 no custo econômico global dos impactos da mudança climática.
 

A Skyonic espera capturar o dióxido de carbono das emissões industriais e transformá-lo em bicarbonato de sódio (fonte) (imagem: Digital Vision/Getty Images)

 
      As propostas do relatório visam reduzir pela metade as emissões causadas pelo desmatamento até 2020 e neutralizar as emissões de carbono do setor florestal até 2030, por meio da compensação das florestas perdidas com novas. Mas, segundo aponta o relatório, essa compensação só seria realizada a partir da cooperação internacional e incentivos de países produtores, que deveriam dar preferência às compras de produtos sustentáveis.
      Outra proposta seria incluir o setor florestal nos mercados globais de carbono, para estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. No cálculo realizado pelo estudo, seria possível reduzir as taxas de desmatamento em até 75% em 2030, se aliadas ao manejo sustentável e atividades de reflorestamento.
     As medidas, para Eliasch, precisam se apoiar em quatro alicerces: metas eficazes, monitoramento e relatórios sólidos, mecanismos para vincular o abatimento de emissões florestais aos mercados de carbono e financiamento adicional dos setores público, privado e governança para a distribuição dos fundos, que poderá ser dirigida aos âmbitos nacionais e regionais.
 

Emissões industriais aumentam o efeito estufa e contribuem para o aquecimento global (fonte)

 
     Segundo sugere o documento, os acordos internacionais precisam ser tomados dentro do Plano de Ação de Bali, além de mudanças significativas na utilização da terra para a produção.
     – Uma mudança à produção sustentável será complexa e desafiadora, mas não impossível, se a comunidade internacional agir de maneira conjunta e eficaz – conclui o documento.
     O relatório Eliasch foi construído de maneira independente e baseado em pesquisas já realizadas, respostas a exercícios de consultas com partes interessadas e visitas a vários países, como América Latina, África e sudeste da Ásia.
 
Fonte: Amazônia.org.br - ClicRBS
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: