sexta-feira, 18 de julho de 2008

IPCC adverte sobre falta de tempo para lutar contra mudança climática

     O presidente do Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática (IPCC), Rajendra Pachauri, advertiu hoje na Expo Internacional de Zaragoza que é preciso ter "coragem" e ser "realista" para enfrentar o "pouco tempo" que existe para lutar contra a mudança climática.

     O economista indiano, que há anos lidera uma incansável luta a favor do meio ambiente, insistiu que é preciso ser valente para não ficar no meio do caminho contra a mudança climática, "pois há muito pouco tempo para reagir".

     As principais pautas a serem seguidas para frear a mudança climática são, segundo o presidente do IPCC, a adaptação aos efeitos que já estão acontecendo em todas as partes do mundo e a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa até um nível "aceitável".

     "A mensagem que eu daria é de que todo o mundo tem que fazer uso eficiente" da água, disse Pachauri, que lamentou que em Nova Délhi as pessoas tomem banho de mais de meia hora por "prazer e diversão, e não por necessidade'.

     Para Pachauri, que dividiu o Prêmio Nobel da Paz de 2007 em nome do IPCC com o ex-vice-presidente americano Al Gore, a água é um dos elementos mais vulneráveis da qual "temos que cuidar de cada gota".

     Segundo Pachauri, a Expo Internacional de Zaragoza "é uma boa idéia", já que é um encontro entre pessoas que se preocupam em revelar alguns dos aspectos críticos mais importantes da humanidade.

Fonte: EFE - Terra Notícias

Postado por Wilson Junior Weschenfelder



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: