quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Tarde demais para agir?

     Um novo mapa das áreas mais vulneráveis em relação ao aquecimento global foi publicado essa semana na revista científica PNAS. O estudo aponta os pontos do planeta onde os efeitos das mudanças climáticas estariam muito próximos de serem considerados "irreversíveis". A pesquisa foi coordenada pelo pesquisador Timothy Lenton, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra.
     Entre as áreas destacadas no mapa mundial de vulnerabilidade ambiental estão: as geleiras da Groelândia e o Ártico. Nesses locais do planeta o degelo pode estar acontecendo de forma descontrolada. Em 25 anos os grandes icebergs podem desaparecer por completo dessas regiões.
 
     O Brasil também está no mapa. A destruição da Amazônica pelo desmatamento e as mudanças climáticas é o nosso maior problema. Os pesquisadores alertam que em menos de 50 anos a floresta pode ser destruída. O futuro da Amazônia seria a transformação das matas em uma grande savana. Se os pesquisadores da PNAS estiverem certos, as chuvas no Brasil estão comprometidas. As regiões Sul e Sudeste, onde vive mais de 50% dos brasileiros, pode enfrentar sérios problemas de abastecimento de água e uma crise na agricultura. Mais de 70% das chuvas dessas regiões vem da Floresta Amazônica. Será que já estamos em um ponto sem volta de um futuro com mudanças climáticas imprevisíveis e irreversíveis?
 
 
Autora: Juliana Arini - Blog do Planeta
Postado por: Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: