terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Sumatra: desmatamento ameça espécies, diz ON G?=

     A destruição das selvas de Sumatra produz por ano mais emissões de dióxido de carbono que contribuem com a mudança climática do que toda a Holanda e atinge espécies em perigo de extinção como o elefante e o tigre, denunciou o Fundo Mundial da Natureza (WWF, sigla em inglês).
     "Caso o Governo da Indonésia cumpra seus compromissos, não apenas as espécies ameaçadas serão salvas, mas a mudança climática será desacelerada", declarou o diretor do programa florestal do WWF-Indonésia, Ian Kosasih.
 
A Indonésia possui a terceira maior biodiversidade do planeta e exemplares exóticos como a Rafflesia arnoldii... (fonte da imagem)
 
... e a Nepenthes rafflesiana (fonte da imagem)
 
     A entidade denunciou o desaparecimento de 4,2 milhões de hectares de selvas na província de Riau (Sumatra) nos últimos 25 anos, o que representa um total de emissões de carbono equivalente a 122% do total anual da Holanda.
     Os especialistas do WWF acreditam que as emissões de carbono em Sumatra continuarão crescendo no futuro, tanto pelos incêndios provocados para ganhar terreno cultiváveis e pelo fato de as árvores cortadas liberarem o carbono que acumulam.
 
Por lá também habita o leopardo-nebuloso (fonte da imagem) 
 
     "Liderados pelas gigantes APP e April, as indústrias do papel e do óleo de palma estão condenando os tigres e elefantes na província de Riau à extinção em poucos anos", afirmou o WWF em seu relatório.
     A população de paquidermes diminuiu 84% em Sumatra e chegou a apenas 210 exemplares, enquanto o número de tigres caiu para 192, disse o WWF.
 
Orangotango de Sumatra (fonte da imagem)
 
     "Descobrimos em Riau que os elefantes e os tigres estão desaparecendo, inclusive mais rapidamente que as selvas", declarou a diretora do Programa Internacional de Espécies do WWF, Susan Lieberman.
     "Um esforço comum para salvar estas florestas contribuirá significativamente para reduzir a mudança climática e proporcionará a tigres, elefantes e à população local uma oportunidade real de ter um futuro em Sumatra", declarou Lieberman.
 
Destruição da floresta em Bornéu (fonte da imagem)
 
     A 13ª Conferência da ONU sobre a Mudança Climática realizada em dezembro na Indonésia decidiu, pela primeira vez, conceder ajudas às nações em desenvolvimento por conservarem e protegerem suas áreas florestais.
     A reunião, que teve a participação de países, também reconheceu a "necessidade urgente" de atuar para diminuir as emissões de carbono provenientes do desmatamento e que são responsáveis por 20% dos gases que provocam o efeito estufa, segundo informações da ONU.
 
Fonte: EFE - Terra Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: